Síntese da Sessão Ordinária de 11/03/2024

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES TENENTE PORTELA

SÍNTESE DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 11/03/2024

 

Reuniram-se de forma presencial os Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Tenente Portela, às 18:45 horas em Sessão Ordinária, realizada no dia 04 de março de 2024, com as seguintes presenças: Presidente DERLI DA SILVA/PSDB, Vice-Presidente LUIS CLAUDIR DOS SANTOS/PDT, Secretária IRINEIA KOCH/REPUBLICANOS, e Vereadores: HEITOR HENRIQUE GROSS FURINI/PROGRESSISTAS, LUISA SILVA BARTH/MDB, MAURO JOSÉ LUDWIG/PSDB, NATANAEL DINIZ DE CAMPOS/MDB, JAINE SALES/PROGRESSISTAS E EDUARDO JOSÉ BARELLA FERRARI/PT. Havendo número legal de Vereadores em Plenário, a Presidência em nome de Deus abriu os trabalhos, saudou os Vereadores e o público presente e pelo meio virtual, através de sua página no Facebook/YouTube e também aos ouvintes da Rádio Municipal de Tenente Portela Em seguida solicitou à Secretária a leitura das correspondências recebidas pela Casa. Após, dando continuidade, passou para o espaço de requerimentos e proposições dos senhores Vereadores. Logo após passou para discussão e votação dos projetos constantes na pauta:

 

DAS PREPOSIÇÕES E REQUERIMENTOS:

 

 Do requerimento do vereador Eduardo Ferrari:

1.Requer seja encaminhado ofício a Secretaria de Saúde e Saneamento, em conjunto à todos os Agentes de Saúde e Endemias, externando o reconhecimento em prol do trabalho desempenhado ao combate à dengue.

Do Vereador Mauro José Ludwig:

1.Requereu ao Poder Executivo, que seja enviado correspondência solicitando que a Secretaria de Desenvolvimento Rural realize vistorias em todas as pontes e pontilhões do município, visto que algumas se encontram com estrutura comprometida, podendo dificultar seriamente o transporte da safra de soja que se avizinha. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luisa Silva Barth e Natanael Diniz de Campos.

Os requerimentos do vereador Natanael Diniz de Campos:

1. Requereu ao Poder Executivo que a Secretaria Municipal de Assistência Social encaminhe à relação de famílias do município contempladas com o benefício do auxílio aluguel na gestão 2021 – 2024, com os respectivos períodos e valores.

Do requerimento do vereador Heitor Furini:

1.Requereu ao Poder Executivo, que seja enviado correspondência solicitando que a Secretaria Municipal de Politicas Estruturantes e Zeladoria realize aterramento na base de concreto dos brinquedos da Praça dos Brinquedos. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Luis Claudir dos Santos, Luisa Silva Barth e Natanael Diniz de Campos.

Do Vereador Luis Claudir dos Santos:

1.Requereu ao Poder Executivo, que seja enviado correspondência solicitando informações sobre a falta de água na localidade do Capitel Santo Antônio. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luisa Silva Barth e Natanael Diniz de Campos.

2.Requereu ao Poder Executivo, que seja enviado correspondência solicitando que seja realizada a recuperação do calçamento da rua Walter Edmundo Fries, no trecho do colégio Sepé Tiaraju até a Avenida Perimetral. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luisa Silva Barth, Natanael Diniz de Campos e Irinéia Koch Lena. Requereu ao Poder Executivo, que seja enviado correspondência solicitando informações ao departamento de transito sobre as placas de identificação nas respectivas localidades, Avenida Perimetral e rua Santos Dumont. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luisa Silva Barth, Natanael Diniz de Campos e Irinéia Koch Lena.

3.Requereu ao Poder Executivo, que seja enviado correspondência solicitando informações sobre o poço artesiano que foi construído na localidade denominada Cerro Dos Machados, buscando esclarecimento em relação a eficácia ou não do mesmo, tão quanto se o mesmo possui água, e também solicitar esclarecimento quanto a verba que foi investida no local. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luisa Silva Barth e Natanael Diniz de Campos.

Dos requerimentos da vereadora Luisa Barth: :

1.Requereu ao Poder Executivo, cópias dos diários de bordo e grade de serviço de todos os veículos públicos lotados na secretaria municipal de obras e desenvolvimento rural, para que possamos ter acesso ao itinerário da referida secretaria, uma vez que várias máquinas, caminhões e carregadeiras, foram vistas pelo período de 5 dias trabalhando no interior de uma propriedade, deixando muitos agricultores sem ser atendidos pelo menos meio dia ou que seja 2 horas. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luis Claudir dos Santos e Natanael Diniz de Campos.

2.Requereu ao Poder Executivo, informações da administração municipal, referente a pasta da secretaria municipal de saúde, para que envie referências sobre a quantidade de exames preventivos em mulheres realizados nas unidades básicas de saúde. Também oportuno solicitar que seja enviado quantos exames são realizados mensalmente para mulheres dentre eles: Papanicolau; Colposcopia / Vulvoscopia; Mamografia; Ultrassom de mamas; Ultrassom transvaginal; Densitometria óssea; Exames hematológicos, sorologias e dosagens hormonais. Este requerimento foi subscrito pelos vereadores Heitor Henrique Gross Furini, Luis Claudir dos Santos e Natanael Diniz de Campos.

3.Requereu ao Poder Executivo, cópias de todos os contratos firmados entre a administração municipal com os jornais locais (Jornal Folha Popular e Jornal Província), rádio Municipal, Província e Rádio Chiru no ano de 2023 e 2024, que divulgaram atos e demais atribuições do poder público. Este requerimento foi subscrito pelo vereador Heitor Henrique Gross Furini.

Dos requerimentos de Irinéia Koch: Requereu, ofício desta casa legislativa parabenizando e destacando ao atleta RICARDO RAFFAELLI, por representar nosso município nos campeonatos noroeste, gaúcho e brasileiro da modalidade de PARACICLISMO. Requereu que seja encaminhada correspondência de nota de pesar aos familiares de MILTON CESAR PERKOSKI, pelo seu falecimento. Requereu que seja encaminhado correspondência de nota de pesar aos familiares de FLÁVIO VANDERLEI CHIOGNA, pelo seu falecimento.

Por fim, nada mais havendo para a presente Sessão, a Presidência agradeceu a presença de todos e em nome de Deus encerrou os trabalhos. Secretaria da Câmara de Vereadores de Tenente Portela, em 11 de março de 2024. Você ainda poderá acessar o site www.cmtenenteportela.rs.gov.br para obter mais informações do Legislativo Municipal de Tenente Portela.